sexta-feira, 5 de abril de 2013

Fácil, né, fera?

Sabe, se tem uma coisa que me irrita para demais - fora falsidade e vizinhos que estacionam o carro na frente da minha casa - é quando falam que teatro é fácil.

Acho que as pessoas não deviam cutucar a onça com vara curta. Quer dizer, é muito óbvio que eu tenho experiência suficiente no teatro (cinco anos completos) para poder fazê-los engolir todos aqueles argumentos ridículos - "teatro é só decoreba", "é bem mais fácil fazer teatro do que jogar futebol", "teatro qualquer um consegue fazer, quero ver jogar que nem o Neymar" -, mesmo que a educação não me permita. Então porque elas cutucam? Não temem o perigo, não?

Quando meus amigos vem me falar que teatro é puro decoreba de texto, eu juro que minha única vontade é dizer: "Sim, isso que o Alan Rickman faz é decoreba mesmo". Mas eu fico quieta. Por quê? Porque eu sei que a educação deve falar mais alto, e eu calo a boca.

Porém agora eu não preciso calar a boca, né? Tecnicamente, eu estou teclando, e não falando. Né?

Então eu vou fazer uma listinha pras feras que dizem que teatro é fácil. É a vez delas calarem a boca.


Quatro anos?

Uma faculdade de artes cênicas (basicamente ensina tudo sobre as "artes em cima do palco", e isto inclui o teatro) dura, em média, oito semestres/periodos - ou seja, quatro anos. Se teatro é puro decoreba, porque precisamos de quatro anos de faculdade para sermos considerados profissionais?


Teoria? Psicologia?

De acordo com o Guia do Estudante da revista Abril online, o estudante de artes cênicas precisa ter aulas teóricas (para os leigos: precisam ficar algumas horas sentados numa cadeira dura e desconfortável ouvindo, lendo e anotando o que os professores mandam. Como na escola, só que bem mais legal) da história da arte, filosofia, psicologia, literatura dramática e outros. Se teatro é tão fácil, pra quê os estudantes precisam estudar tanto?


Pós-graduação?

Pensaram que eu ia parar por ali? Não. Não estava nos meus planos. A faculdade federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) tem um programa de pós-graduação em artes cênicas (que você pode conferir aqui) para especialização/formação de professores de artes cênicas. Por favor. Como se o teatro precisasse ser ensinado... Ah, não, pode ignorar esse pequeno tom de ironia. Juro que não foi proposital.

Três anos de experiência mais doze de vida vezes sexta série igual...?

Eu sei que muitos vão dizer "teatrinho de escola não conta", mas eu vou falar mesmo assim.
Minha escola disponibiliza um "curso" de teatro, que conta com quatro fases (as aulas só acontecem duas vezes por semana, quase me esqueci de dizer isso):

Teatro 1: é onde a maioria começa "sua jornada artística" e também onde se encontram os atores que tem entre 7 e 12 anos. Começa um pouco depois das aulas da tarde acabarem (18h) e tem cerca de 1h40 de duração. É o teatro mais "básico", por ser o ponto de partida, e onde fazemos menos peças e temos menos participações. Sem querer desmerecer ninguém, mas são poucas as pessoas que, caso tenham a opção de escolher, vão optar por entrar no teatro um.

Teatro 2: começa ás 10h30 e vai até 12h10, se não me engano. Não é tão básico quanto o teatro um, e a maioria das pessoas que estão aqui tem um ou dois anos de experiência. Boa parte da galera empaca aqui durante, mais ou menos, três anos, pois é o único turno na parte da manhã e única opção para quem estuda de tarde e tem preguiça de ficar depois da aula (tipo eu, risos). Se você começou na primeira série e fica até a quarta série estudando de tarde, vai ficar no teatro 2 durante três anos. Não tem tantas participações, mas já exerce papeis mais importantes (eu no meu segundo ano de teatro dois fiz a abertura da peça DEZ [falei sobre ela aqui] e uma peça-minúscula-de-dez-minutos chamada Palhaços, que era mais uma atração pro público não fugir enquanto o Grupo se preparava para a apresentação. Ou, como meu professor chamou, "abertura do Encena Santa [acho que é tudo junto assim]").

Teatro Intermediário: começa 13h30 e vai até 15h10. Quando eu estava no intermediário, tudo o que fiz foi participar da Coroação de Maria (quem aqui estuda em colégio católico e sabe do que estou falando?) e só, mas hoje é praticamente igual ao Grupo. É a mesma coisa que o teatro 2, mas com o bônus de ser o último estágio antes do Grupo de Teatro. Se você entrou no intermediário com 11 anos e faz teatro desde os 8 ou 9, então no ano seguinte está liberado para ir pro Grupo. Duas vezes por semana.

Grupo de Teatro: começa ás 15h20 (era para ser h30, mas a gente sempre estava lá muito antes da aula começar, então...) e termina ás 17h10. O grupo é o top da parada, que faz a Coroação de Nossa Senhora, participa do Encena Santa e faz apresentações fora do colégio. Todos que fazem teatro tem como objetivo alcançar o grupo. Antes esse estágio era o que tinha mais privilégios, mas agora o intermediário é quase um segundo grupo (só que não faz apresentações fora, mas o resto...) então nem tem tanta graça. Era nesse nível que eu estava no ano passado.

Agora, me digam: se teatro é tão fácil, então porque um teatro de escola tem tantos níveis e exige alguns anos de experiência para poder atingir o grupo?




Acho que já tá na cara que teatro não é nada fácil, então eu fico por aqui. Queria apenas dizer que infelizes são os que não tem a experiência prazerosa de apresentar uma peça. Realmente, eles não sabem o que estão perdendo.

Eu até diria mais, mas machuquei o dedo e ele está latejando um pouquinho (oh, você por aqui, sarcásmo?). Talvez eu volte semana que vem. Não sei.

P.s.: qualquer erro, me avisem pelos comentários. Não está that easy escrever com o dedo assim.

2 comentários:

  1. E isso tudo porque você não comentou da guerra psicológica! Olha, é tanta crise existencial e artística nessa vida que eu juro que na próxima encarnação quero vir entendendo tudo de engenharia, porque aí o desgaste vai ser menor. 2 + 2 são sempre 4. Mas as coisas que não são lógicas nunca serão iguais. É sempre um jogo. Mas vale tão, tão a pena...
    <3

    ResponderExcluir
  2. Vale muuuito a pena!

    Eu estava pensando em colocar isso também, porque é a maior verdade. As emoções que a gente sente em palco apenas não são para qualquer um... ♥

    ResponderExcluir

Cuidado com o palavreado.