domingo, 13 de julho de 2014

"Copa das Copas"

São 21h30 e eu provavelmente deveria estar secando o cabelo (minhas aulas voltam amanhã, então vou ter que acordar cedo), mas lembrei que ainda não tinha feito um post sobre a Copa e decidi que o momento certo era agora.

Hoje, pela primeira vez em anos, eu assisti um jogo da Copa (que não era do Brasil) inteirinho. Não sei se fui movida pela vontade de ver a Argentina perder, ou se era porque eu queria muito que a Alemanha ganhasse, mas algo me forçou a não desgrudar os olhos da televisão enquanto a bola estivesse rolando. E, gente, preciso admitir que eu me arrependi de não ter feito isso em todos os outros jogos. É tão legal analisar outros esquemas táticos, uniformes, estilos e tipos físicos (sim) de jogadores que não são do Brasil/time para o qual eu torço. É uma mudança de ares sem sair de casa. E um dos meus pequenos arrependimentos vai ser não ter aproveitado as férias para ver os jogos dessa Copa (não, eu não tive aula desde o dia da abertura).

Eu vi o Brasil perder uma Copa em casa. Eu vi a Alemanha ser o primeiro time europeu a ganhar uma Copa em solo sul-americano. Eu vi o craque do nosso país quebrar uma vértebra e ser impedido de jogar contra a Alemanha. Eu vi uma goleada histórica (nada boa para nós, é claro, mas ainda sim histórica) acontecer. Eu vi o Brasil ir para as prorrogações e para os pênaltis pela primeira vez em vários anos. Eu vi mordidas, chutes, voadoras e golpes de kung fu serem treinados nos jogos. Eu vi várias boas seleções serem eliminadas. Eu vi a "Copa das Copas" acontecer em 2014 no meu próprio país, e vou poder contar isso para os meus filhos.

Não sei se estou triste pelo Brasil ter sido eliminado numa semifinal (e perdido de 7x1, placar que provavelmente ficará marcado na história do futebol mundial eternamente) ao invés de ter aproveitado a chance única de ganhar uma Copa em casa. Claro que teria sido ótimo e eu teria chorado muito, mas acredito que deve ganhar quem jogou bem. E, por favor, alguém acha que eu estou mentindo ao dizer que o Brasil em nenhuma partida jogou tão bem quanto a seleção da Alemanha? Não perdemos porque o jogo foi vendido, e sim porque jogamos mal. Chorei, sim, mas não fiquei 100% indignada com o resultado (só com o número de gols sofridos). Os alemães mereciam esse título, talvez até mais que nós. E nossa seleção, novinha que só, vai durar até 2018 (mas, por favor, deixem alguns desses jogadores aqui no Brasil).

(Deixando meu lado fanático tomar conta do post por um momento: a taça não é nossa, mas dos hermanos também não).

De qualquer forma, eu vi tudo isso acontecer com meus próprios olhos. A história do futebol ganhou mais algumas páginas, e nós assistimos ao espetáculo de nossas TV's em alta definição. Tem coisa melhor que poder falar isso?

E anotem aí: estarei aqui, nesse mesmo blog, na Copa de 2018 para comemorar (ou chorar) com vocês. Se Deus quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com o palavreado.